Educação 1.0, 2.0, 3.0 - professores e alunos em uma nova era

Olá blogesfera, estou a todo o vapor, para deixar tudo bem atualizado o máximo que puder.... Neste post, e nós próximos, farei um apanhado geral em três momentos e falarei sobre a atual divisão da Educação - 1.0, 2.0 e 3.0. Devido a educação ser um espaço de transformação e evolução do homem, vivemos em um universo de mudanças, a soma dos conceitos de educação com tecnologia disponível na educação 3.0 faz com que seja possível reunir dois grandes feitos: focar a educação no perfil individual do aluno, e fazer isso com vários alunos ao mesmo tempo. Mas para chegarmos na Educação 3.0, que presenciamos, é importante falar das anteriores (educação 1.0 e 2.0), pois nada nessa vida cai de para-quedas. Então vamos começar pela Educação 1.0. Educação 1.0 Como dito acima, a primeira etapa e mais longa da educação ficou conhecida como educação 1.0, que durou milênios ou séculos, esse modelo de educação era focado no ensino individual. Um professor ensinava todas as disciplinas para um único aluno (normalmente um filho da elite, destinado a preservar as conquistas da geração anterior). Isso era feito num quarto da casa onde vivia este "aluno", em uma biblioteca, na varanda, com as conhecidas até hoje aulas particulares. Na época apenas quem tinha acesso a educação eram pessoas de muitas posses tanto que faziam parte da Bella Epoque na divisão das Gerações Educacionais, fora deste cenário estavam todas as outras classes sociais, e as mulheres também. Logo no início da Educação 1.0, as escolas eram chamadas de Escola Paroquiais e limitavam-se à formação de eclesiásticos., aulas aconteciam nas igrejas e o ensino era limitado as lições das Escrituras e a leitura e estudos dos salmos, o aprendizado se baseava em uma educação estritamente cristã. Nesta época, houve a formação de alguns sábios e intelectuais mas, também, a persistência do analfabetismo, a impossibilidade de ter acesso ao conhecimento, o fortalecimento dos abismos entre as classes sociais. Naquele tempo, o currículo consistia apenas em aprender a ler, escrever, conhecer a bíblia, canto e um pouco de aritmética, e aos poucos o latim, gramática, retórica e dialética foram incluídos neste cenário. Segundo FAVA (2012, p22): "Na fase da Educação 1.0 o mestre era a figura mais importante na organização e no trabalho de formação do estudante." E foi com a criação da Prensa Tipográfica por Gutemberg que a educação foi alterando seu cenário, com a inclusão do uso das tecnologias a serviço da educação, com livros e cadernos impressos em papel e alguns mapas; tablets de argila e lousas fizeram, por eras, parte da dinâmica de ensino-aprendizagem, professor/aluno.

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