HISTÓRICO DA EAD

A historia da Educação a Distância surge com a origem de troca de mensagens feita pelos primeiros cristãos para definir a palavra de Deus, mas foi na Grécia através de cartas – veiculo e devido à rede de comunicação que se estendera desde Atenas a todo o mundo antigo, originando assim a segunda raiz do ensino por correspondência.
O marco histórico da Educação a Distância - EAD, deu-se em 1728, quando a Gazeta de Boston em sua edição de março do ano corrente disse: “Material para ensino e tutoria por correspondência”.
No Brasil não há uma data certa para o surgimento da EAD, o que se tem registrado são os cursos por correspondência que se iniciaram no ano de 1940 tendo como pioneiro o Instituto Radio – Monitor em 1939 e Instituto Universal Brasileiro em 1941, que ainda oferece cursos profissionalizantes até hoje e com um grande êxito.
Após esse período surgiram outras entidades que acabaram criando núcleos de EAD, usando o ensino por correspondência e via radio como metodologia, entre eles a Fundação Padre Landell de Moura (1957), a Ocidental School (de origem Americana em São Paulo – 1962) e o Instituto Brasileiro de Administração (1967).
Em meados das décadas de 60 a 80 surgiram novas entidades de EAD no Brasil. Essas entidades tinham como objetivo levar o ensino para as diversas partes do país, fornecendo conhecimento específico sobre determinada matéria, em geral cursos profissionalizantes.
No fim dos anos 80 e inicio dos anos 90 o EAD começa a ter um grande avanço. E isso se deve ao surgimento de novas tecnologias da informação e a propagação das línguas estrangeiras juntamente com a acessibilidade de computadores a grande parte da população e empresas que exigiam do individuo certa habilidade para uso do mesmo.
A EAD como modalidade de ensino torna-se um instrumento para a inclusão social via inclusão digital, possibilitando uma maior diversidade entre os alunos.
Segundo Wania Clemente (doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da PUC-SP) a EAD é uma modalidade de ensino-aprendizagem na qual, em geral, estudantes e professores encontram-se separada fisicamente, sem contato pessoal como mecanismo facilitador de sua relação. É um processo mediado por ações e materiais didáticos que podem estar disponíveis em varias mídias.

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