Mobile Learning


Estamos vivendo em um Mundo totalmente diferente de algum tempinho atrás, mas pouco tempo mesmo....Vamos pensar!

A cerca de 20anos atrás quem iria imaginar que fossemos ter um micro em casa e cada vez mais micro do q fazíamos ideia. Se formos nos arremeter a tempos atrás diziam os “antigos”, ou melhor, nossos pais, que os micros que até então eram grandemente grande rsrs, seriam ainda maiores e no final das contas hoje temos computadores cada vez mais portáteis.

Mas você deve estar se perguntando: Tudo bem, mas e o que eu tenho com isso? Respondo: Hoje recebi de uma colega de trabalho o link de uma reportagem na VEJA ON-LINE sobre o Mobile Learning ou M-Learning a chamada educação móvel, em que poderemos receber nosso conteúdo via aparelhos portáteis, uma dessas maneiras é o PDA (Personal Digital Assitent) são uma espécie de minicomputador portátil, e os famosos celulares, presentes em nosso cotidiano a todo instante e são cada vez mais portáteis.

Agora que já dei um breve relato do que vem a ser um M-learning e acredito que tenha também dado uma olhada na reportagem da Veja on-line, vamos pensar em como podemos fazer uso desta nova modalidade de ensino.

Primeiro vamos pensar que podemos usar o m-leraning para qualquer disciplina e em qualquer serie educacional, desde o ensino fundamental até o ensino superior, devemos só ter em mente que nosso público-alvo deve ter acesso a aparelhos que recebam a tecnologia básica que o m-learning necessita, para tal vamos pensar que nosso alunado tem um celular com câmera digital (recurso que acabou se tornando básico nos celulares) então o professor pode solicitar para eles que façam uma visita em um museu, por exemplo, e que tirem foto do que ache interessante e depois façam um trabalho sobre tal imagem. Outra realidade que podemos pensar é na de nossos alunos receberem áudios e vídeos de uma determinada disciplina para que possam realizar suas atividades tendo assim a essência do m-leraning: qualquer tempo e qualquer lugar.Essas duas possibilidades que acabo de apresentar já são realidade nos países de primeiro mundo.

Na Grã-Bretanha, alunos  recebem informações via m-learning e posteriormente trocam ideia sobre os assuntos que acharam mais interessantes com seus alunos, outro caso interessante é nos Estados Unidos que o m-learning já acontece em algumas cidades desde 2000 como, Boston, Chicago e Austin que utilizam em aulas como Biologia, Matemática e Química, no caso dos EUA uma das possibilidades que foram criadas para o ensino no m-learning, foi o envio de infográficos para os alunos da disciplina de Biologia, conforme imagem a seguir:

 

Bem agora que falei um pouco sobre o m-learning e indiquei uma reportagem na VEJA ON-LINE, vamos trocar ideias sobre tal modalidade de ensino, e para iniciarmos vou indicar minha dissertação do mestrado em Educação, Arte e História da Cultura, que conclui em dezembro de 2008 que tratei das Possibilidades dos Uso do Podcast na Educação e em determinado momento falei sobre o Móbile Learning vale a pena dar uma conferida. Outra indicação é a reportagem sobre as experiências que estão acontecendo no Brasil sobre m-learning



Comentários