Pensando sobre Tecnologia

Devido ao grande avanço das mídias observamos que a população pode-se sentir mais à vontade com a educação que utiliza a tecnologia como meio de aprendizado, pois o barateio de suas maquinas e suas inserções na maioria dos lugares em que circulam (escolas, lan-house, shoppings) faz com que elas acabem sentindo uma necessidade ou curiosidade para aproximar-se da mesma.

Com este avanço cada vez mais presente no cotidiano de cada um de nós, podemos perceber que atualmente os conhecimentos podem ser adquiridos de forma muito mais rápida através da internet, por exemplo, onde seus usuários acessam determinado site em busca de novas descobertas, podendo sofrer alterações constantes dos assuntos abordados, fazendo com que suas informações acabem sendo transmitidas para outras pessoas muito mais rápida do que através de antigos meios de comunicação, como o jornal, apesar de uma nova tecnologia não anular a outra.

Isto acontece à medida que elas avançam e se aperfeiçoam e acabam se completando entre si, como é o caso do rádio tradicional (radiodifusor) que hoje evoluiu para o radio via web e este avançou para o podcast, onde temos os conteúdos fragmentados em programas e que podem ser ouvidos quando e onde seu usuário desejar, sendo um diferencial dos demais rádios. Desta forma o podcast torna-se uma nova middleware para ser incorporado na EAD.

A referida middleware mencionada acima é uma ferramenta potente pode ser utilizada no processo de ensino aprendizagem, no e-learning (ensino a distancia) ou no b-learning (como complementar do ensino presencial).

Sendo importante salientar que o aprendizado não é apenas uma questão tecnológica, pois seus usuários devem saber utilizá-la de maneira adequada, para obter o sucesso no ensino que faz uso das mesmas. Pois a tecnologia não consegui obter êxito sem o auxilio dos professores que a dominam, transmitindo assim, um conhecimento adequado aos alunos que a utilizam, como é o caso dos cursos oferecidos em e-learning.

Comentários