Realidade Aumentada

Vamos tirar o mofo deste cafofo virtual...



Bem muitos fatos interessantes aconteceram nestes últimos dias, muito se falou de Realidade Aumentada, do Kindle o e-book da Amazon, e nada mais do que justo eu fazer um post sobre esses novos fatos da vida digital que pairam nosso dia-a-dia. Então, vamos começar?



Amigos blogueiros, vamos iniciar falando de Realidade Aumentada, ah e para quem não sabe em Abril deste ano já aconteceu um Congresso no Brasil sobre o assunto, com alguns artigos, dêem uma olhada acredito que no mês de Julho se não falha minha linda cabecinha junto ao meu Tico e Teco, o Jornal da Globo realizou uma reportagem sobre o assunto, e mostrou-nos que a realidade aumentada já é algo bem presente e real na área da saúde, e muito diferente do que pensamos esta tecnologia não é algo novo, já há muita coisa sobre o assunto, a diferença é que no Brasil, como sempre atrasado, só começamos a falar agora sobre ela.



Mas você deve estar se perguntando o que é realidade aumentada... Explico.



Realidade Aumentada, de grosso modo, seriam objetos virtuais inseridos no mundo real... HUMMM, mas como assim... Bem vamos exemplificar para tudo ficar mais fácil para você. Antes de qualquer coisa, para que você possa participar da realidade aumentada, é necessário que você tenha um computador com webcam, feito isso, você vai ter um pedaço de papel, por exemplo, que nele contem uns códigos, uma espécie de configuração especifica para reproduzir a imagem que dará o efeito da realidade aumentada.



Então digamos que você esteja com seu micro e a webcam ligados, aí basta você pegar o papel, por exemplo, que já contem o código que irá transmitir a reprodução da imagem para o computador e então você fará parte de um cenário que é virtual e real, digamos que neste papel seja feita a reprodução de um buquê de flores, quando a imagem é reproduzida no micro, automaticamente da em impressão de que você está segurando um buquê de flores e não um pedaço de papel... Será que me fiz entender??? Caso contrário, acessem a matéria do Jornal da Globo, lá tem um exemplo bem legal sobre o assunto, e você ainda tem a possibilidade de imprimir o documento que irá demonstrar na prática como funciona a realidade aumentada.

E como diriam meus conterrâneos: Éguaaa, e para vocês verem que o negócio ta crescendo, tem algumas instituições de Ensino que já estão pesquisando formas de usar a realidade aumentada para fins educacionais, e podem esperar porque vem coisa boa por aí viu povo que me lê.....



Bem vou ficando por aqui com sugestões de mais um link para vocês fuçarem sobre o assunto, é uma matéria só que agora do programa URBANO, lá também outro exemplo de realidade aumentada, mas desta vez, você não vai usar nenhum papel para reproduzir a imagem, neste a imagem já esta na própria tela do micro, basta ligar sua webcam e divertir-se a valer, porque eu já brinquei bastante e curti muito.....

Comentários