Olá Blogueiros, e por fim a atual Educação 3.0....
Por um longo período, a sala de aula era ocupada por carteiras colocadas em fileiras ( de forma linear, padrão escolar), tendo a mesa do professor à frente e por trás do professor, a lousa, quadro negro ou de giz, denominados assim na época. Sobre as mesas dos alunos, cadernos com pauta para exercícios e os livros escolares ( novidades naquele período) que serviram de base dos estudos por muitos anos.
Devido a revolução da tecnologia da informação e comunicação, iniciou um processo de mudança no ambiente educacional, que acontecem até hoje.
A lousa digital entra em cena no lugar da lousa verde, com sua interatividade, sim, vídeo e imagens processadas localmente ou na Internet passam a dar uma nova interatividade e criatividade aos conteúdos educacionais. Diversos dispositivos eletrônicos tornam o aprendizado, dentro da sala de aula, ainda mais atraentes como: tablets, mesas digitais, câmeras fotográficas, etc..
Com esse avanço tecnologico, o professor passou a ser desafiado a lidar com dispositivos e softwares que modifica a maneira de preparar e ministrar suas aulas.
No Brasil, poucos das salas de aula de instituições públicas ou privadas possuem um ambiente interativo multimídiatico, como as tecnologias que citei acima, ainda assim, o desejo de trabalhar com novas tecnologias educacionais já é presente em seus planejamentos.
Mas afinal o que é a Educação 3.0? Por que falamos tanto em novas tecnologias se todo o processo educacional que passamos até hoje tem um cunho tecnológico, seja ele digital ou analógico.
Para tornar uma realidade e promover o ensino individualizado, sintonizado com as potencialidades e carências de cada aluno, surge a Educação 3.0, que é possível graças o auxílio da tecnologia para acontecer.
Essa educação 3.0 depende infraestruturas e aplicações tecnológicas, pois sem a tecnologia, o sonho de dar um tratamento sob medida para cada aluno, nos faria voltar para a educação 1.0, quando havia um tutor para cada aluno.
A educação 3.0 é totalmente inclusiva, seu foco é voltado para a massas e seu maior sonho é respeitar as particularidades de cada aluno.
Um diagnóstico de cada aluno é construído por meio de soluções que mapeiam a sua vida digital e constroem seu perfil que ajuda o professor durante o planejamento do conteúdo para compartilhar com aquele acadêmico.
É importante destacar que as soluções técnicas dessa fase da educação baseiam-se na inteligência do ser humano que são diferentes umas das outras.
Dentro dos conceitos da educação adaptativa, a escola, os professores, os gestores, as mesas, as cadeiras, até o tempo do aluno estudar em casa, tudo é organizado de modo a respeitar o ritmo desta criança. O objetivo é propiciar uma experiência inclusiva que aumente a esperança e crie, em cada aluno, o desejo de evoluir para ser, cada vez mais, ele mesmo.
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