Educação 3.0

Olá Blogueiros, e por fim a atual Educação 3.0....

Por um longo período, a sala de aula era ocupada por carteiras colocadas  em fileiras ( de forma linear, padrão escolar), tendo a mesa do professor à frente e por trás do professor, a lousa, quadro negro ou de giz, denominados assim na época. Sobre as mesas dos alunos, cadernos com pauta para exercícios e os livros escolares ( novidades naquele período) que serviram de base dos estudos por muitos anos. 
 
Devido a revolução da tecnologia da informação e comunicação, iniciou um processo de mudança no ambiente educacional, que acontecem até hoje.

A lousa digital entra em cena no lugar da lousa verde, com sua interatividade, sim, vídeo e imagens processadas localmente ou na Internet passam a dar uma nova interatividade e criatividade aos conteúdos educacionais. Diversos dispositivos eletrônicos tornam o aprendizado, dentro da sala de aula, ainda mais atraentes como: tablets, mesas digitais, câmeras fotográficas, etc.. 

Com esse avanço tecnologico, o professor passou a ser desafiado a lidar com dispositivos e softwares que modifica a maneira de preparar e ministrar suas aulas. 

No Brasil, poucos das salas de aula de instituições públicas ou privadas possuem um ambiente interativo multimídiatico, como as tecnologias que citei acima, ainda assim, o desejo de trabalhar com novas tecnologias educacionais já é presente em seus planejamentos. 

Mas afinal o que é a Educação 3.0? Por que falamos tanto em novas tecnologias se todo o processo educacional que passamos até hoje tem um cunho tecnológico, seja ele digital ou analógico. 

Para tornar uma realidade e promover o ensino individualizado, sintonizado com as potencialidades e carências de cada aluno, surge a Educação 3.0, que é possível graças o auxílio da tecnologia para acontecer. 

 Essa educação 3.0 depende infraestruturas e aplicações tecnológicas, pois sem a tecnologia, o sonho de dar um tratamento sob medida para cada aluno, nos faria voltar para a educação 1.0, quando havia um tutor para cada aluno. 

A educação 3.0 é totalmente inclusiva, seu   foco é voltado para a massas e seu maior sonho é respeitar as particularidades de cada aluno.
 
Um diagnóstico de cada aluno é construído por meio de soluções que mapeiam a sua vida digital e constroem seu perfil que ajuda o professor durante o planejamento do conteúdo para compartilhar com aquele acadêmico. 

É importante destacar que as soluções técnicas dessa fase da educação baseiam-se na inteligência do ser humano que são diferentes umas das outras. 

Dentro dos conceitos da educação adaptativa, a escola, os professores, os gestores, as mesas, as cadeiras, até o tempo do aluno estudar em casa, tudo é organizado de modo a respeitar o ritmo desta criança. O objetivo é propiciar uma experiência inclusiva que aumente a esperança e crie, em cada aluno, o desejo de evoluir para ser, cada vez mais, ele mesmo.
 

Comentários

Clayton Oliveira disse…
Ótimo post Carol, parabéns! Infelizmente a maioria das instituições, principalmente as IES, não investem em ferramentas vitais para fazer a educação 3.0 acontecer de fato. O que vejo mais por aí, são adaptações por parte do corpo discente, que não é a solução. Enquanto não tivermos uma política de investimentos constantes na caminhada da educação, seremos sempre um país correndo atrás do rabo. Bjs
Carolina Franco disse…
Obrigada Clayton, aqui no Norte, temos além da dificuldade de usar ferramentas nas IES, ainda precisamos ficar em uma maior sensibilização para com os docentes e discentes pois há muito resistência, talvez qnd alguns acordarem talvez seja necessário correr bastante para recuperar o tempo que foi perdido devido a essa resistência