Objetos de Aprendizagem na Educação

Olá pessoal, Hoje o tema são os Objetos de Aprendizagem - OA na educação, mas você sabe o que é? Ainda há muitas dúvidas sobre o que afinal são esses OA e como podemos usar na educação. A cada dia, as escolas tornam-se tecnológicas e rendem-se ao uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), nem que seja com a inserção do uso dos computadores e da web, e é por meio dessas alterações que os ambientes escolares apoiam-se em recursos originados das tecnologias para complementar o processo de ensino-aprendizagem. Dentre esses recursos são os Objetos de Aprendizagem, que possui dentre suas várias características a acessibilidade, durabilidade e flexibilidade, pois, quanto maior o nível de sua interatividade, maior será o envolvimento de seu usuário que poderá influenciar na sua compreensão sob o que está sendo abordado, como diz Filatro (2008), relacionando as tecnologias interativas por serem muito utilizadas quando o objetivo é o desenvolvimento de habilidades, daí a utilização deles para apoiar o processo educacional. Para simplificar seu entendimento, os Objetos de Aprendizagem são tipos de materiais eletrônicos que dão suporte no processo de ensino-aprendizagem, podendo ser usados e reutilizados em diferentes ambientes de aprendizagem, sua ideia principal é a granularidade do conteúdo podendo ser uma animação, simulação ou mesmo uma simples imagem. Por meio deles seus usuários podem adquirir conhecimentos e se incluir na sociedade de forma lúdica e tecnologicamente adequado. Sendo assim, entendemos que são recursos que possibilitam situações de aprendizagem para o aluno/usuário atendendo a diferentes práticas pedagógicas, o qual podemos citar os princípios educacionais do Construtivismo, teoria educacional proposta por Piaget (p.96), que diz que o “aprendizado está relacionado com o desenvolvimento cognitivo do aluno, pois quando o conhecimento transforma-se em ação, ocorre a aprendizagem, cujo objetivo é a autonomia do sujeito.” A partir da inserção das TICs no processo de ensino-aprendizagem, exigiu-se uma modernização do ensino, ou seja, a reformulação da escola para que ela ofereça aos alunos uma formação cultural e competência técnica favorecedora do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, permitindo sua adaptação e permanência em novas estruturas de mercado de trabalho, sem ignorar a importância da formação de cidadãos críticos e reflexivos, em uma sociedade cada vez mais complexa. Assim, saliento que, para modernizar o ensino, é necessário ir além de simplesmente introduzir os aparatos tecnológicos na educação e saber utilizá-los. É necessário compreender como se dá o processo de construção do conhecimento e como acontece o movimento do ensinar e aprender, numa sociedade onde a comunicação permite que cada vez mais as pessoas tenham acesso a informações que se multiplicam e se atualizam rapidamente, superando tempo e espaço. Agora que dei uma pitada de curiosidade sobre os Objetos de Aprendizagem, leiam o livro OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM, do autor Robson Santos da Lima, vale a pena imergir nesse universo, depois volto e falarei mais sobre o tema, afinal ele está em evidencia e em cada momento educacional que vivemos.

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