Tendências da Tecnologia na Educação

Olá pessoal, 
Sobre as tendências da tecnologia na educação: Vocês acham possível ignorar a tecnologia? 
Do meu ponto de vista, não pode haver essa exclusão total, pois na sala de aula sua inserção ainda gera muita discussão entre educador e educando. 
Para isso, precisamos mudar o modo de pensar dos educadores e por fim de deus alunos, visto querele já estão inseridos na educação 3.0, que baseia-se nas TICs, para que assim, possamos transformar ideias simples e que sejam favoráveis aos alunos. 
Para isso, destacamos algumas tecnologias que possuem seu potencial educacional como: 
Projeto GLOBE, conecta 4mil escolas do mundo com cientistas, onde alunos coletam dados ambientais de uma determinada região e os enviam aos especialista que analisam e sugerem soluções para determinados problemas em ambiente local.
Plataforma Padlet, usada pelo público da rede pública de ensino que ajudam professores e alunos a construir projetos on-line, ondeamos criam sua website estimulam diferentes habilidades bem como a produção de conteúdo.
Outro que pode ser de grande valia é o aplicativo Geogebra, ele é gratuito, e apoia o docente no ensino de geometria. E segundo estudos, esse recurso tecnológico, aumenta a capacidade do aluno em 81%. 
Contudo, acredita-se que se usarmos a internet, tablet, notebooks, aplicativos, AVA's, como forma de estimulação durante o aprendizado dos alunos e esses meios serem auxiliares durante o trabalho docentes, culminando em impactos positivos para o processo de ensino-aprendizagem dos discentes e ajudando no desenvolvimento de suas habilidades e competências. 
Diante dessa avalanche tecnologia no meio educacional é importante que o docente esteja preparado para saber a melhor forma de aplicar determinada tecnologia na educação, então, indico o curso online  “Novas Tecnologias para a Aprendizagem no Ensino Médio e Fundamental, é grátis e possui certificação pelo MEC.
É importante ter em mente que a tecnologia não revoluciona a educação, a sala de aula, o docentes, é apenas é um apoio, um facilitador no processo de ensino-aprendizagem entre professor e aluno. Sendo assim, podemos pensar em possibilidades de proporcionar e produzir conteúdo, pensando em novas formas de avaliar sua produção, mas como podemos fazer isso?
Buscando tarefas que estimulem a relação entre conteúdo e reflexão, provocar seus alunos a atingirem desafios cada vez mais complexos, visto que esse público tem cada vez mais vivenciado o mundo digital e suas infinitas possibilidades, pois diferente do que muitos pensam, atualmente os alunos usam seus celulares de forma contínua não só como meio de diversão, mas como possibilidade de realizar suas tarefas, não só as escolares, mas coisas simples do dia-a-dia, como realizar busca em sites como o google que desperta interesse sobre conhecer algo que tenha ouvido falar em uma roda de amigos. 
Por fim, podemos concluir que o uso das tecnologias é cada vez mais eficaz a medida que for realizado de forma aleatória, mas com seu devido objetivo causando impacto positivo no processo de ensino-aprendizagem entre professor e aluno, para isso podemos seguir os itens indicados por um estudo realizado em julho deste ano pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento sobre a eficiência da tecnologia no âmbito educacional, temos que: 
  • Focar em objetivos de aprendizado específicos, que podem ser em áreas básicas, como matemática e idiomas, ou em habilidades, como pensamento crítico e colaboração; 
  • Coordenar componentes-chave: infraestrutura tecnológica, conteúdo e recursos humanos; 
  • Desenvolver uma estratégia de avaliação e monitoramento do projeto, com as etapas a serem cumpridas e o impacto que ele pretende gerar; 
  • Garantir que a iniciativa não seja isolada, mas parte de um plano sustentável ao longo do tempo na escola ou na rede de ensino.

Assim, não podemos esquecer que para nós professores, planejamento é o ponto chave para que as tecnologias caminhem junto com a educação.

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