Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA


Olá pessoal,

Estava construindo relatório sobre os treinamentos que realizei no Encontro Docente com o tema dos uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, e aproveito o espaço para compartilhar com vocês um pouco sobre o assunto...

Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA é a expressão empregada para se referir aos sistemas computacionais de comunicação usados para mediar a aprendizagem por meio da Internet, são espaços educacionais decorrentes da inventividade humana, ou seja, para facilitar, vamos imaginar a nossa sala de aula física diária, pega todo mundo e joga na internet, ela vira uma sala de aula virtual, como direito a conteúdo, professor, aluno, debates, trabalhos e por aí vai....

Esses ambientes integram mídias, linguagens e recursos, tem o objetivo de promover interações entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produções para atingir determinados objetivos. 

As atividades se desenvolvem no tempo, ritmo de trabalho e espaço em que cada participante se localiza, de acordo com uma intencionalidade explícita e um planejamento prévio (Almeida, 2003, 331). 

A modalidade de educação a distância abriga um importante desafio à formação de professores para atuar num contexto que requer novas competências e habilidades, apoiadas na multiplicidade de ferramentas e recursos comunicacionais do ambiente virtual, requerendo também do educador uma outra organização, planejamento, acompanhamento e avaliação, remetendo-nos a repensar e redesenhar o processo de ensino-aprendizagem tradicional. 

Ainda sobre especificidade desse contexto, destacamos alguns princípios determinantes na atuação do professor, como a interatividade, a mediação e a comunicação pela expressão escrita coloquial e afetiva que permite diminuir a distância entre os participantes.

Durante o processo de ensino-aprendizagem no AVA há o prazer de estudar de maneira colaborativa para a construção do conhecimento, diante disso, é importante pensar no perfil que o aluno adepto deste modelo de aprendizagem deve ter, para tanto, a seguir demonstro o perfil do Aluno para AVA.
Ø  Atitude autônoma perante seus estudos. É importante que o aluno disponibilize um tempo de seu dia para seus estudos no AVA, sugiro que seja 1hora por dia.
Ø  Procurar ajudar seus colegas. Contribuir fazendo comentários construtivos. Se você tiver dúvida, pergunte. Suas dúvidas e contribuições certamente ajudarão muito a todos. Isso é aprender de forma colaborativa.
Ø  Leia as observações nos fóruns de pelo menos alguns de seus colegas, assim, você poderá realizar melhorias relacionadas aos fóruns e enriquecer seus conhecimentos.
Ø  Aproveite bem cada aspecto do AVA. Nele você poderá exercitar suas habilidades de moderação e interação com o professor e demais alunos.






Comentários