Quarto Lúdico

Olá pessoal,

Hoje venho compartilhar algo para mães, educadores, arquitetos e afins... Você pode se perguntar, que diabos ela vai trazer agora?!?!?! Simples, um quarto baseado no Método Montessori... Mas, vamos por parte, pois ninguém é obrigado a saber sobre o método, então vamos a parte histórica e pedagógica das coisas...

O Método Montessori foi desenvolvido em meados dos anos 1907 por Maria Montessori, 1º mulher italiana formada em medicina, Ela também era educadora e em seu método trabalhava a criação de um ambiente de aprendizagem mais criativo, assim denominado de método montessori ou pedagogia montessoriana. Ele enfatiza a importância de criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança. 

E neste assunto tenho uma vasta experiência, afinal sou fruto da educação baseada no método montessoriano. Estudei a educação infantil na escola CIB na cidade de Belém tenho boas lembras de momento que lá vivi, como o espaço que podíamos plantar, brincar com a natureza, como as tartarugas, aprendi tarefas simples mas que se fosse em uma educação tradicional talvez não fosse da mesma forma esse aprendizado, como a maneira de escovar os dentes, comer um lanchinho e por aí vai. Mas, não vim aqui para falar de minha infância na escola e sim do que esse método que fui educada e depois na faculdade estudei, pode ser usado para decorar e organizar um quarto infantil.  

Passeando pela web deparei com um site que apresentava a proposta de um quarto com proposta montessoriana, um quarto pensando na usabilidade que seu bebê fará e não o adulto, mas como assim, simples:

1º a liberdade da criança, mas liberdade pensando de forma inteligente com objetivo é quando pensamos no método Montessori a liberdade existe como uma forma de promover a autonomia de cada um, mas com um frequente monitoramento dessa liberdade comedida. Para demonstrar isso, peguei dicas em um site e veja como transforma o quarto do seu filho em um local lúdico e montessoriano....

Sabe aqueles berços? Então, eles saem de cena e entram o colchão no chão, literalmente no chão, ou aquela cama bem baixa, parece cama de japonês, bem no chão... Assim a criança tem um maior independência para levantar da cama ☺️

E os brinquedos, aí vem a hora do desespero para os adultos, pois objetos como brinquedos, livros devem ficar na altura dos olhos da criança, ou seja, se for preciso no chão que fiquem no chão.

E quarto é questão de espaço, então vamos liberar geral e em termos de móvel usar apenas o essencial pois nossos babys precisam explorar seu espaço, lembrando que os móveis precisam ser proporcionais às crianças, assim como falei da cama logo no início, lembra??? 

Ah e por fim, lembra aquele espelho que você adora dar uma última espiada antes de sair de casa??? Então ele também é fundamental em nosso quarto montessoriano, pois ajuda a criança a se conhecer e uma dica legal 
  " Para as engatinhantes o espelho pode ser instalado na horizontal e para os andantes na vertical. Atenção: é importante que o espelho seja de acrílico para evitar acidentes."


Agora que visitamos um quarto com possibilidades montessoriana que tal colocar a mão na massa e ver se vale a pena com você também.











Comentários