Dia Azul - Dia Mundial de Conscientização ao Autismo.


Olá pessoal,

No próximo dia 02/04 é o dia Mundial de Conscientização ao Autismo, desde 2011 conforme decretado pelo ONU - Organização das Nações Unidas em dezembro de 2007. Mas você sabe o que é o autismo?

Transtorno do Espectro Autista, é um transtorno global do desenvolvimento, causado por defeitos em partes do cérebro, um transtorno neurológico.

O autismo se caracteriza por  dificuldades na comunicação e na interação social, além de alterações no comportamento, essas alterações costumam aparecer antes dos 3 anos de idade, em geral a partir dos 6 meses já podemos perceber algum sinal de TEA e em crianças do sexo masculino, em sua maioria.

Uma forma de perceber um possivel diagnostico é por meio das ações que a criança realiza, como:
  • Não desperta a vontade de relacionar com outras pessoas;
  • Há pouco contato visual com outras pessoas, ou até uma ausência dele;
  • Deficiência na comunicação: Fala usada com dificuldade - uso de frases repetidas tornando sua comunicação maior por gestos;
  • Prejuizo na interação social;
  • Comportamento repetitivo e restrito. 
Segundo a Wikipidia, o autista apresenta muitas formas de comportamento repetitivo ou restrito, como:

  • Estereotipia é o movimento repetitivo, como agitar as mãos, virar a cabeça de um lado para o outro ou balançar o corpo.
  • Comportamento compulsivo destina-se e parece seguir regras, como organizar objetos em pilhas ou linhas.
  • Uniformidade é a resistência à mudanças; por exemplo, insistir que os móveis não sejam movidos ou recusando-se a ser interrompido.
  • Comportamento ritualista envolve um padrão invariável de suas atividades diárias, como um menu imutável ou um ritual de vestir. Isto está intimamente associado com a uniformidade e uma validação independente sugeriu a combinação dos dois fatores.
  • Comportamento restrito é o foco limitado em um só interesse ou atividade, como a preocupação com um programa de televisão, brinquedo ou jogo.
  • Automutilação inclui movimentos que ferem ou podem ferir a pessoa, como o dedo nos olhos, bater a cabeça ou morder as mãos 

Diante disso, podemos dizer que o autista evita um contato físico, pois acredita-se que o mundo parece ser ameaçador, tanto que se insistir um contato ou realizar mudanças em sua rotina de forma brusca pode ocasionar em crises de agressividade.  Portanto, é interessante respeitar o limite do autista, ampliar o tempo para que suas atividades sejam realizadas, a paciência é a palavra-chave, pois cerca de 50% dos autistas apresentam graus variáveis de deficiência intelectual. 

Agora que falei um pouco sobre o Autismo,  vamos vestir AZUL, e participe das ações para promover a conscientização entre todos.

Caminhada: 12/04 às 9h na praça Batista Campos

Eu apoio essa causa!!!







Comentários