Olá pessoal,
Final de semestre é vamos organizando nosso balancete de tudo de positivo e negativo que tiramos deste 1º período letivo de 2015, e com ele inúmeras situações foram surgindo dentre elas, bullying, dislexia, depressão, e como identificar, como ajudar nossos alunos a sanar essas dificuldades.
Para isso, farei uma série de posts sobre esses temas e como nos educadores podemos finalizar nossas tarefas do semestre com êxito superando essas e outras dificuldades e no início parece ser complexa, mas ao final constatamos que tudo é contornável e simples se detectado desde cedo.
Então vamos começar com a Dislexia.
Dislexia é uma palavra de origem grega "dis" dificuldade e "lexia" linguagem, sendo assim definida como dificuldade na linguagem que reflete na leitura. Mas isso não significa que a pessoa que tem dislexia tem baixa inteligência.
Em torno de 5% a 10% da população mundial em idade escolar apresentam deficiência na leitura e na escrita e consequentemente a dislexia é apontada como uma das causas da evasão escolar, pois a pessoa não consegue identificar as letras de uma palavra, tornando um problema durante sua alfabetização, pois a criança se atrapalha com o que a professora escreve.
Com efeito, a definição mais utilizada para a dislexia é a de 1994 pela International, Dyslexia Association (IAD) " é um dos muitos distúrbios de aprendizagem. É um distúrbio específico de origem constitucional caracterizado por uma dificuldade na decodificação de palavras simples que, como regra, mostra uma insuficiência no processamento fonológico."
E qual o nosso papel diante deste cenário?
O professor é peça chave na fase da alfabetização, pois tem o instinto de perceber Algo errado com seu aluno, isso ajuda inclusive na prevenção de traumas futuros como o bullying. Mas, muitas vezes por falta de conhecimento do professor sobre a dislexia pode trazer avaliações erradas quanto ao diagnóstico do aluno.
Para isso, professores precisam estar atentos para a realidade da sala de aula, de seus alunos de forma isolada e em grupo, oferecendo assim Um olhar flexível para cada aluno que tem alguma tipo de dificuldade, pois a partir de então o professor poderá resgata a autoconfiança do aluno e aos poucos descobrir habilidades que o destaquem em outras áreas, por exemplo.
Para ajudar no diagnóstico de forma rápida, alguns sinais podem ser A troca de palavras e letras, dentre elas:
F-T
D-B
M-N
W-M
V-F
SOL -LOS
SOM -MOS
Espero ter ajudado um pouco, na próxima vamos trazer o bullying para ser pauta no blog
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