Artigo científico, por que publicar?

Olá pessoal,

Hoje venho falar um pouco sobre publicação de artigos em periódicos, afinal a CAPES está recebendo artigos para publicação, mas antes de falar sobre essa dica, vamos falar um pouco do porque da importância de termos um artigo científico publicado....
Bem, sei bem que não é nada fácil para alguns de nós escrever e publicar um artigo, em especial aqueles que requer uma pesquisa mais complexa e com bastante domínio sobre o assunto abordado, e por conta disso ficamos na dúvida de qual maneira podemos elabora-los de forma correta, começando com o pensamento do tema que iremos trabalhar, e os autores que podem nos ajudar neste ponta pé inicial de trabalho. Vou aproveitar e dar umas dicas dos passos que usei e ainda uso para escrever meus trabalho e ajudar meus alunos de orientação de TCC a desenvolver os seus trabalhos. 
Como disse anteriormente, procuro pesquisar sobre autores que já escreveram sobre o tema, antigamente tal feito era mais complexo afinal não tínhamos a internet a nosso favor, o jeito era ir em grandes bibliotecas como a do CENTUR, em Belém, e em muitas vezes usar as famosas e enormes enciclopédias como a Barsa, se nunca ouviu falar joga no Google, lá com toda a certeza do mundo você vai conhecer a Barsa e tantas outras.... Enfim, vamos continuar!
Sabe aquela história quando desenvolvemos um projeto e precisamos pensar no público alvo? Pois bem, aqui também precisamos pensar, não só no público alvo em si, mas no periódico que desejamos publicar nosso artigo científico, pois dependendo do período seu artigo deverá ser da forma mais compreensível afim de que possa atingir um maior público inclusive de áreas diferentes da sua, por exemplo vou desenvolver um artigo sobre Uso do Podcast na Educação, meu foco é um periódico de grande escala de acesso, para isso preciso pensar em atingir público da educação, tecnologia, rádio tv, comunicação e mídias digitais e por aí vai....
Ah uma dica bem legal é pensar em um assunto novo, algo que desperte curiosidade e interesse do leitor, isso fará você ter bons acessos à seu artigo, assim aconteceu comigo quando escrevi sobre o Podcast, fui convidado inclusive para falar sobre o tema em um evento em Portugal.
Bem após pensar no tema e pesquisar sobre o mesmo, comece a escrever escrever escrever e escrever... As ideias começam a fluir e quando você perceber, já está com o alicerce de seu texto iniciado, parece difícil mas não é, no meu caso minhas ideias fluem melhor quando tenho papel e caneta em mãos, depois que vou ao computador para digitar e escrever vale do meu artigo.
Outra dica bem importante, seja claro durante seu artigo, evite enrolar o leitor, afinal ele achou interessante seu tema e deseja ver isso durante a leitura, não adianta usar palavras muito difíceis se na hora H você não trouxer coesão e coerência para seu artigo.
Bem como disse lá no início a CAPES está recebendo artigos científicos, aproveite a oportunidade e mãos à obra.
 

Comentários