Educacao em tempos de web - Por que estudar a distância?


Olá pessoal,

Educar na sociedade digital significa pensar em novos paradigmas, o conceito clássico de sala de aula como espaço delimitado com interações presenciais entre professor e alunos, vai se tornando obsoleto; as distancias físicas e o tempo vão sendo vencidos. 

Assim, as novas tecnologias alteram os antigos meios para obter informação, transformam o ambiente escolar, criando novas formas de aprendizagem, provocando mudanças nos ambientes educacionais, caracterizadas pela inovação constante. 

A informática conduz tais mudanças, seja para a criação de uma maquina mais potente e rápida ou para surgimento de um software mais atualizado, num processo auto- alimentador. Por isso podemos falar que vivemos em "educação em tempos de web", e com ela a educação a distância se faz cada vez mais presente com seus adeptos aumentando gradativamente e com maior credibilidade, mas é preciso sempre lembrar algumas dicas que podem ajudar na hora de escolher o ensino a distancia.

1.     Disciplina: é importante ter disciplina, pois as aulas acontecem normalmente e o aluno precisa se organizar para acessar seus estudos de maneira correta, evitando que os conteúdos se acumulem, pois a EaD permite ao aluno flexibilidade em seu horário de estudo, e a exigência quanto a seu esforço para estudar acaba sendo igual ou até maior do que no ensino presencial.

2.     Assiduidade: apesar de não estarem no mesmo tempo e espaço, professor e aluno, faz com que o acompanhamento por parte do docente seja até muito maior do que no ensino presencial que muitas das vezes acaba acontecendo apenas na sala de aula dentro dos 40minutos de aula, já na EaD esse tempo pode ser diluído em diferentes horários ao longo do dia com troca de mensagens nos fóruns de discussão, e-mails, ou até via chat. Além disso, o professor tem a possibilidade de acompanhar de maneira mais especifica e precisa o rendimento do aluno, pois consegue ver em tempo quando os materiais postados foram acessados por seus alunos e o tempo de foi dedicado para esse estudo. 

3.    Empregabilidade e EaD: algumas pessoas criaram um certo preconceito em relação aos formados em curso a distancia, mas diferente do que muitos pensam a capacidade de gerir o tempo que o aluno da EaD dedica para seus estudos ajuda em seu dia a dia profissional., tornando um diferencial no mercado de trabalho.

Comentários