EAD aliada ao COVID-19


Em 18 de março, o Ministério da Educação publicou a Portaria nº 343, que autoriza “em caráter excepcional” a substituição de aulas presenciais por aulas na modalidade  distância, por meio das tecnologias de informação e comunicação (TICs) em cursos andamento afim de não comprometer o calendário letivo. Esta ação se deu como uma forma de ajudar no isolamento social que estamos vivendo em meio a pandemia do COVID-19.

Sabemos que a suspensão das aulas aconteceu não apenas no Brasil, mas em outros países como China, Itália, Espanha e nos Estados Unidos, tal fato ocasionou que várias instituições de ensino migrassem seus cursos presenciais para a o educação a distância (EaD), e isso teve acontecer em um piscar de olhos, afinal não sabíamos o quão longo seria esse período de isolamento para conter a pandemia. 

Para apoiar esse momento em que a EaD se torna uma aliada na continuidade do ensino de muitos de nossos alunos em desde o ensino fundamental até o superior, temos as TICs, já mencionadas acima ,que possibilitam uma interação entre professor e aluno e tornam as aulas muitos mais dinâmicas do que uma simples troca de e-mails, e o melhor disso é que nossos alunos em especial os que estão se preparando para o ENEM não sejam prejudicados.

Os alunos tem acesso a vídeos, aulas narradas, podcast, webconferência, objetos de aprendizagem, chat e fórum de discussões, e com a era mobile esses alunos podem, em sua maioria, acessar os Ambientes Virtual de Aprendizagem (AVA) pelo celular, afinal essa geração já está bastante adaptada ao uso de tecnologias móveis. 

Para Fábia Moreira, consultora de EaD, “a EaD se encaixa perfeitamente como solução para a realidade atual. Devido a sua flexibilidade, aos diversos meios de transmissão de conteúdo (vídeos, textos, aplicativos, jogos), aos canais de comunicação existentes, além de beneficiar os diferentes tipos de aprendizagens”. 

Ressalta ainda eu, “diante da pandemia da covid-19, mesmo as instituições mais tradicionais e resistentes à EaD estão lançando mão dessa modalidade, senão para oferecer novas possibilidades de aprendizagem aos estudantes, ao menos para garantir o cumprimento dos duzentos dias letivos exigidos em lei.”

E este cenário se repete em diversas escolas espalhadas pelo país, os professores que não tinham familiaridade com as ferramentas disponíveis para o ensino a distância estão tendo que conhecer na “marra”, e procurar se adaptar a este novo cenário, afinal estamos indo na contramão, pois em geral o professor de cursos a distancia, conhecimento como Tutor, se especializa e sabe como lidar com as infinitas possibilidades tecnológicas que temos no âmbito da EaD, e hoje o que estamos vendo são professores que estão tendo algumas horas para se adaptar a esta modalidade de ensino.

Percebemos uma corrida desenfreada por cursos que capacitem professores para atuar a distância ou cursos que falem sobre a EaD, e aqui cito o curso gratuito MOOC EAD de A aZ do João Mattar, para mim além de amigo é o mago da EaD, além de lives diversas sobre diversos temas da EaD e cito também uma recente que participei da Paula Carolei, tive oportunidade de trabalhar com ela e sou profunda admiradora de seu trabalho na EaD, em especial como Design Instrucional (DI).

Mas como ia dizendo, a EaD tem se mostrado uma grande aliada  nesse momento de isolamento social e as instituições de ensino buscar nela uma alterantiva para continuidade dos estudos de nosso alunado, exemplo disso em Belém no estado do Pará, uma escola de ensino fundamental e médio ficou apenas 1 semana sem aula, pois semana seguinte após sas suspensão de suas aulas presenciais os alunos receberam orientações para uso do AVA e as aulas seguem normalmente, e confesso a vocês eu fiquei muito feliz.

Ainda sobre essa escola em Belém, digo a vocês que a turma do Maternal I, onde minha afinlhada estuda, esta realizando um trabalho incrível, a professora conhecida como tia Gracinha, realiza atividades online da sua residência e os alunos assistem de suas casas, claro que nem todos os alunos acessam em tempo real, neste caso às 9h, mas minha afilha sim, e o mais legal a orientação da escola, por serem crianças, foi para que os alunos estivessem de uniforme para que eles entendessem que sera uma rotina escolar, o que mudaria apenas seria o local, devido ao isolamento social.

E, assim, todas as manhãs minha afilhada que irá completar 2 anos na próxima semana assiste suas aulas interage com a professora e com seus colegas, assiste aula de musica e mantem sua rotina de estudo normalmente, além de realizar atividades que aconteceriam na sala de aula, como fazer o varal da família, estudar sobre a água, e tantos outros temas....... Agora no meu caso o mais legal de tudo isso é que toda a família participa, pois podemos ver cada etapa d trabalho dela, pois os pais tiram foto, fazem videochamdas e nos podemos acompanhar de uma forma bem mais legal do que se ela estivesse na no ensino presencial.

Mas você deve estar se perguntando porque ela está falando tudo isso, bem meus amigos tentei compartilhar um pouco da rotida da EAD do ensino fundamental, me especial da turma maternal I, que nas rodas de conversas online que tenho participado nos últimos dias um dos pontos mais abordado é: como irei dar aula a distancia para meus alunos da educação infantil? 

E trouxe um exemplo para vocês e para que possam perceber que a EaD ela possibilita diversas interações, por isso o MEC permitiu que esta modalidade fosse utilizada como uma forma de suprir a ausência da educação neste momento COVID-19.

Mas também vocês podem dizer, OK ela esta trazendo a realidade de uma escola particular que há recursos, mas e no ensino público como podemos fazer......... Existem possibilidade, existem plataforma gratuitas como o MOODLE, podemos realizar aulas por WhatsApp, via e-mail, youtube e as famosas lives, tão comentada os últimos dias, afinal os cantores estão fazendo uso delas para tirar seu sustento. 
A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) projeta que em 2023 teremos mais alunos matriculados na modalidade a distância do que na presenciais, exemplo disso foi a melhor nota do ENADE ser de um auno oriundo de um curso superior a distância. 

Pois bem meus amigos, sei que ser professor do ensino a distancia da noite para o dia não é fácil, mas sei que neste momento é uma grande possibilidade de estarmos próximo de nossos alunos, de darmos seguimento aos estudos, além de aproveitar este momento para ampliar suas possibilidades de atuação, afinal quem sabe depois que tudo isso passar você possa começar a usar a sala de aula invertida como uma forma de trabalhar com seus alunos..... Pense nisso!!!!!






Comentários

Você é irmã do Zezé di Camargo? Você parece a Luciele irmã dele ... Ótimo blog
Carolina Franco disse…
Olá, fico feliz que tenha gostado do blog, mas não sou parente de famoso. :)