Home Office: Dicas e boas práticas em tempo de COVID-19

Olá Pessoal,

Vamos falar hoje sobre o Home Office, teletrabalho, trabalho remoto, como vocês prefiram denominar suas atividades atualmente.

Alguns de vocês já estão trabalhando desta forma já algum tempo, outros estão tendo esta oportunidade pela primeira vez e por isso venho compartilhar com vocês minha experiência e algumas dicas.

Atuei com este tipo de atividade há muito tempo atrás quando nem sempre era visto com bons olhos, mas sempre tive a possibilidade de atuar em locais que eram a frente de seu tempo, ou melhor de nossos tempos, e assim era feito, tínhamos a possibilidade de flexibilizar nossas atividades e muitas das vezes eram bastante produtivas, no meu caso na época mora em São Paulo e lá esta prática já é bem comum em várias empresas, tanto quando o Brasil começou a "ventilar" uma quarentena várias empresas tiveram a iniciativa de colocar seus funcionários para realizarem suas atividades de forma remota, exemplo disso a empresa Vivo que tem até o momento 100% de seus funcionários atuando full time de forma remota, ou o fato home office, afinal adoramos usar a língua do vizinho para melhorar nosso vocabulários (risos).

Pois bem, em tempos de COVID-19, tivemos que nos adaptar a esta nova realizada, mas alguns ainda sentem dificuldades para lidar com as ferramentas tecnológicas que as empresas estão utilizando durante a tal quarentena, ou não tem o hábito de saber como se portar em relação ao horário de trabalho, afinal uns tem jornada de 6h ou 8h, outros em horário comercial outros em horário noturno, mas todos atualmente em o mesmo proprosito uma jornada de trabalho dentro de casa, e por isso que vim aqui compartilhar com vocês algumas das boas práticas para se fazer durante nosso home office em tempos de quarentena.

Rotina: Crie uma rotina, se possível continue acordando no mesmo horário e realize suas atividades normalmente, afinal você só não irá sair de casa, pedir transporte público ou tirar seu veículo da garagem, e vamos combinar que isso já é uma vantagem né. Eu por exemplo, continuo acordando as 6:30, realizo minhas atividades com calma, ou melhor com mais calma ainda.  Ah e horário de almoço tente permanecer o mesmo, afinal isso é uma rotina só mudou o local. :)

Vestimenta: Indispensável, afinal estamos trabalhando e a serviço da empresa, já pensou seu chefe ligar em FaceTime, por exemplo, e você estiver de pijama, olha o mico, então na dúvida use uma camisa polo, ou uma camisa básica, coisas simples, mas que fazem a diferença. Ah mulherada não precisam se maquiar, mas deixe seu cabelo arrumado, sei que não esta fácil, mas sempre damos um jeitinho.

Horário de expediente: Eu pensava se não seria, mas acabou sendo uma grande dúvida, usualmente as empresas funcionam em horário comercial. Então minha dica, as 8h da manhã esteja a posto e de preferencia já com seu computador ligado, já pensou se seu chefe ligar as 08:01 e a resposta que ele precisa estiver em seu computador, afinal se você está em seu horário normal de trabalho essa hora você já estaria em seu posto de trabalho. Existem meios das empresas saberem se você está de fato ou não realizando o home office de forma efetiva.

Agenda: Se você tiver uma agenda de atividades como webconferência, compartilhe com seus colaboradores, afinal eles podem precisar de você e você estará ocupado, e vamos combinar que se você estivesse no seu trabalho você iria compartilhar né

Contatos Telefônico: ai que mora o perigo, se a empresa lhe cedeu um celular, lembre-se de deixa-lo ligado, pelo menos em horário comercial, podem preciso de você, nem que seja para dizer OI, caso não deixem, informe seu celular particular para seu chefe ou subordinado direto, pode ser necessário. Se a empresa estipulou que os atendimento ao público estão suspensos e funcionam apenas por meio de e-mails, sugiro que oriente a todos os colaboradores que realizem toda e qualquer comunicação via e-mail, assim tudo fica registrado e quando essa pandemia acabar será mais fácil para você se organizar em su rotina novamente.

E-mails: gente pode não parecer mas é um problema, acho que algumas empresas devem pensar em realizar treinamentos para politicas de bom uso de determinadas ferramentas e o e-mail é uma delas, eu particularmente quando recebo um e-mail procuro apenas dá uma CURTIDA na mãozinha que aparece como opção de resposta no meu e-mail, principalmente se o remetente enviou para todos os funcionários da empresa, e o pior a pessoa que responde ela informa sobre a ciência para todos que estão copiados, e nessa confusão pode passar batido e aqueles que não viram ao e-mail com a mensagem principal podem acabar perdendo a informação, e no momento que estamos vivendo gestos simples fazem a diferença, então vamos habilitar em nossas vidas o uso da CURTIDA no e-mail, é bem mais pratico e pode ter certeza que o destinatário agradece e está vendo que você curtiu.

Ainda sobre e-mail, se você trabalha em equipe com a mesma atividade e todos recebem e-mail, verifique sempre antes se algum de seus colegas já respondeu, pois fica complicado. pessoa receber a mesma resposta mais de uma vez isso pode confundir e ainda atrapalhar o andamento, na dúvida CRL F5 para atualizar a página, se a dúvida persistir, liga para seus colegas e pergunte se ele já respondeu, afinal nos comunicamos para besteira né.

Local do home office: Ai vem o grande problema de muito, local para realizar nossas atividades, o mundo ideal seria que todos tivessem um espaço reservado em casa, um escritório, mas sabemos que as coisas não funcionam assim, e aqueles que tem filho, nossa outro problema, pois até as crianças estão em casa e por sinal estudando a distancia e você também precisa ajudar neste aspecto, ainda mais se forem crianças que depende de seu computador, ai o negocio complicou mais ainda...... Mas vamos lá, tente se organizar em um local que haja ao menos uma mesa com cadeira para que você tenha um melhor apoio, afinal ficar deitado complica tudo e você ainda fica mal posicionado e pode ficar com dores depois. E suas crianças, bem ai digo que você precisa ter paciência para dividir seu tempo com elas, afinal elas estão super felizes de você está em casa, uma sugestão é brincar de trabalhar com elas dar papel para desenhar e colocar ao seu lado enquanto você trabalha, as vezes dá certo ;)


Bem espero ter ajudado e não ter sido tão longo, e só mais uma dica, não precisam ficar mandando mensagem de bom dia, boa tarde e boa noite para que seu chefe saiba que você está trabalhando, seus resultados mostrarão isso, e no momento que ele precisar de você e você for eficiente é mais uma demonstração de que você soube realizar suas atividade em home office de forma eficaz.

E ainda tem mais, dependendo da sua atividade e com novos tempos a empresa vendo bons resultados pode até adotar a politica do trabalho remoto, olha que ciosa legal né, por isso que sempre digo que momentos ruins podem gerar bons frutos, e que este momento sejam assim regado de bons frutos no final.

Então bom trabalho remoto para todos nós.












Comentários