Educação 5.0

 


Olá Ciberespaço, 

O que achou sobre nossa linha do tempo até agora, não paramos por aqui, agora falaremos da  Educação 5.0

 Nos últimos anos, percebemos a tecnologia em papel de destaque cada vez maior na sociedade, e assim surge um novo conceito, a Educação 5.0. Uma evolução da Educação 4.0, a Educação 5.0 a continuidade no processo de ensino aprendizagem em que a tecnologia vai além de uma ferramenta para aumentar a produção e para oferecer mais qualidade de vida, pois tem como premissa o uso das tecnológicas de informação e comunicação baseadas nas competências socioemocionais, conhecidas como soft skills.

Soft skills são habilidades que facilitam a obtenção de resultados positivos, a qual capacita o indivíduo para o uso das tecnologias de forma saudável e produtiva, além de entender o impacto da tecnologia no cérebro humano, pilar desta nova era educacional.  Klaus Schwab (2016, p. 1) afirma que “estamos no início de uma revolução que está mudando fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos um com o outro”.

Com a proposta de um modelo de organização social em que as tecnológicas são usadas para criar soluções focadas nas necessidades humanas, que resultam em um modo de vida mais inteligente, eficiente e sustentável as transformações ocasionadas pelos avanços tecnológicos com Big Data, Internet das coisas (IoT), robótica, Inteligência Artificial, onde as tarefas antes eram feitas pelo homem passam a ser realizadas por máquinas cada vez mais inteligentes, as mudanças na educação se fazem presente, temos a Educação 5.0,

A Educação 5.0 está relacionada a uma web sensorial e emotiva denominada web 5.0, projetada para desenvolver computadores que interajam com seres humano. Mello, Neto e Petrillo (2020, p. 5) acreditam que “professores precisam usar e promover as competências emocionais intra e interpessoais”, sendo essa a maior característica da Educação 5.0, definidas pela combinação do conhecimento, habilidades e atitudes resultantes no bom desempenho do aluno para atender atuais exigências do mercado de trabalho.

Segundo estudo realizado pela KnowledgeWorks, Navigating The Future of Learning: Forecast 5.0 (Prince, et. al, 2018), a Educação 5.0 aborda novos modelos de educação onde o aluno ocupa o centro do processo de ensino-aprendizagem e o docente é mentor e curador do conteúdo a ser abordado.

Contudo, a Educação 5.0 tem seu conceito ainda em desenvolvimento e forte relação com a cultura empreendedora, unindo tecnologia à inteligência social e emocional, possibilitando soluções para a sociedade do conhecimento, recebendo uma avalanche de informações fazendo com que os alunos necessitam saber fazer a gestão delas para transformá-las em conhecimento. 

Por meio das novas tecnologias de informação e comunicação utilizadas na Educação 5.0 podemos personalizar o aprendizado por caminhos digitais, em que o docente transcendendo seu papel tradicional, possibilitando que seus alunos tenham autonomia para construção do próprio conhecimento, sendo este o maior desafio desta evolução educacional, haja vista que os educandos da Educação 5.0 são caracterizados por uma geração híbrida, totalmente digital.

Nesta perspectiva vemos a Educação 5.0 como uma possibilidade de instiga o aluno a compreender ao invés memorizar, a debater ao invés de aceitar conteúdos proposto pelo professor, e assim se posicionar diante do processo do conhecimento envolvido.

Como vimos até aqui o desenvolvimento da tecnologia trouxe atrelado a ela a evolução da educação e seus conceitos, desde a Educação 1.0 até a atual Educação 5.0, como apresentamos em resumo a seguir que nos ajudará a compreender melhor sua evolução ao longo dos anos.


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