Evolução da Educação - Educação 1.0

 


Olá Ciberespaço, 

Resolvi fazer uma série de posts sobre a linha do tempo da Educação, lembram que falei rapidamente sobre o tema Educação: do giz ao touch scream dias atrás, pois bem vamos começar essa linha do tempo....

Educação 1.0

No período medieval, entre séculos os V e XV, representa mais de 1000 anos, teve início ao ensino desenvolvido sob influência direta da igreja, todo conhecimento era a serviço da fé, com uma educação estritamente cristã. A Bíblia e o Livro da Natureza, ambos escritos por Deus, eram os livros essenciais para os cristãos, com lições das Escrituras e a leitura e estudos dos salmos, limitando-se à formação de eclesiásticos, dando uma visão teocêntrica tendo Deus como valor supremo, de acordo com FAVA, 2012.

Nesta época as primeiras escolas eram chamadas de ‘Escolas Paroquiais’ segundo Fava (2012, p.17), as aulas aconteciam nas igrejas, as escolas funcionavam em catedrais ou mosteiros, a função pedagógica era evangelizar, revelar as verdades divinas e salvar almas, a escola era dirigida por cônego, os professores eram clérigos, que datam este momento no século II, e apontada por Fava (2012, p.16) metaforicamente como Educação 1.0.

No século VI surgem as Escolas Monásticas, com objetivo de formar futuros religiosos, funcionava inicialmente apenas em regime de internato, posteriormente passaram a aceitar leigos, filhos de Reis e servidores. O programa curricular se baseava apenas em aprender a ler, escrever e conhecer a Bíblia, canto e aritmética, posteriormente o currículo evolui e incluiu-se o ensino do latim, gramática retórica e dialética. 

A partir do ano 787, Carlos Magno assume o poder do Império Carolíngo, executa uma forma na educação, com a inclusão das setes artes liberais, repartidas no trivium com as disciplinas formais gramática, retórica, dialética, mais tarde tornou-se filosofia, e no quadrivium com as disciplinas reais, aritmética, geometria, astronomia, música e mais tarde medicina. A direção da escola ficava a cargo de um eclesiástico, que deu nome a este período de escolástica.

Pernoud (1996, p. 98) explica que:

“[...] Criada pelo Papado, a Universidade tem um caráter inteiramente eclesiástico: os professores pertencem todos à igreja, e as duas grandes ordens que ilustram, no século XIII, Franciscana e Dominicana, vão lá, em breve cobrir-se de glória com S. Boaventura e um S. Tomás de Aquino; os alunos, mesmo aqueles que não se destinam ao sacerdócio, são chamados clérigos, e alguns deles usam a tonsura – o que não quer dizer que aí apenas se ensine a teologia, uma vez que seu programa comporta todas as grandes disciplinas científicas e filosóficas, da gramática à dialética, passando pela música e pela geometria” 

 

Nos séculos XII e XIII surgem as universidades com aulas baseadas em leitura de textos e professores como o único detentor do saber. De acordo com Piletti et al. (2007, p89), “as universidades surgiram no século XIII, como o nome inicial de studium generale”, tendo seu nome substituído por universitas litterarum ao final do século XIV, acredita-se que a primeira universidade, de Nápoles fundada em 1224, era organizada em quatro divisões do conhecimento, Teologia, Direito, Medicina e Filosofia. As universidades de Bolonha, Salamanca e Paris estão entre as mais antigas e importantes.

Durante os séculos XIII ao XV teve início o Renascimento, movimento que elegia a razão como principal forma de conhecimento do mundo e as coisas do homem, privilegiando à matemática e às ciências da natureza. Período que possibilitou o desenvolvimento de técnicas de pintura e esculturas que se aproximavam ao máximo da realidade, com riquezas de detalhes e reproduções fidedignas do corpo humano eram alguns dos elementos das famosas obras renascentistas.

Segundo Fava (2012, p.25),

As instituições de ensino da época que denominamos Educação 1.0 nos proporcionaram um valioso legado de processo de aprendizagem. Esse legado nos mostra tanto a essência que as instituições de ensino devem manter, quanto aponta a direção do processo de mudança educacional e social [...].

 

Neste sentido, a Educação 1.0 nos proporcionou um legado valioso ao processo de ensino e aprendizagem. O ensino desta época tinha por característica uma hierarquia verticalizada de saberes, professores eram detentores do conhecimento enquanto os alunos eram sujeitos passivos no processo de ensino e aprendizagem por meio de conteúdos estáticos, ainda presente nos dias de hoje.

 



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