Olá Ciberespaço,
No dia Nacional da EaD fui convidada pela IES FAMETRO de Manaus para falar sobre Desafios e Possibilidades do ensino Superior EaD, aproveito e compartilho com vocês um pouco do que foi abordado e vale como reflexão.
O crescimento da tecnologia nos
últimos anos, aliado à popularização da internet, contribuiu para o aumento do
número de pessoas que escolhem cursos on-line, fazendo a EaD crescer cada
vez mais no país.
Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, que
acometeu o mundo todo em 2020, houve a necessidade de viver em isolamento
social, e com isso a modalidade de ensino a distância que já estava em
crescimento, acabou vivendo uma aceleração significativa desse processo devido
às medidas restritivas adotadas por diversos países para o controle do vírus.
Na época o Google revelou
que a busca por instituições de ensino distância teve um aumento cerca de
130%.
Muitos profissionais e empresas
tiveram que aprender a lidar com diversas ferramentas do mundo digital para
continuar suas atividades e diminuir os impactos negativos da pandemia sobre a
sua vida e seus negócios.
Tanto que no Censo da Educação
Superior 2022, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC)
registrou 3 milhões de ingressante no ano passado estando presente em 3.219
municípios Brasileiro.
O número de ingressos em cursos
de graduação a distância tem aumentado significativamente nos últimos anos,
tendo ultrapassado a marca histórica de 3 milhões de ingressantes em
2022.
O Censo da Educação Superior
mostra que em 2022 o número de ingressantes no ensino superior na modalidade
EAD foi o dobro dos ingressantes na modalidade presencial, e que o número de
matriculados em EAD deve superar os presenciais em 2023.
No ano passado registrou-se 2.595
instituições de ensino superior, sendo 2.283 privadas e 312 públicas. Somente
na rede privada foram mais de 7,3 milhões de alunos, apresentando uma crescente
de 6,6% somente em 2022.
Desafios do EaD
· Internet
A desigualdade social brasileira
é um dos grandes desafios da educação a distância no Brasil, muitas pessoas não
têm acesso à internet para acessar uma plataforma de ensino e aprender a
distância.
Conexão internet problema
nacional: meio rural e urbano.
Apenas 44% dos domicílios da
zona rural brasileira, segundo pesquisa divulgada em 2019, tinham conexão com a
internet.
Na área urbana, o número é mais
alto: 70%. Entre classes, a A e B têm, em 97% de suas residências, acesso à
internet.
Além da internet, falta
computador ou tablet para acessar os conteúdos, dessa forma, o EaD não atende a
toda a população devido à falta de recursos da população mais carente.
·
Preconceito
Devido à desinformação e a
crença de que a qualidade do ensino à distância é inferior ao processo
educativo presencial, esse é um dos desafios do EaD no Brasil que precisa ser
superado, uma vez que o MEC já regulamentou a modalidade e
garante a mesma qualidade ao diploma EaD.
E o Diploma EaD tem o mesmo peso
do Presencial? Essa é a pergunta que mais ouvimos, como se o aprendizado ao
longo do curso só fosse importante se não fosse mencionado qual a modalidade
que ele foi realizado.
·
Adaptação
Administrar o tempo e engajar-se
com as aulas são grandes desafios do ensino a distância no Brasil e no mundo.
Saber administrar seu tempo, ter
constância, não procrastinar.
·
Evasão
Um dos grandes desafios do ensino a distância
no Brasil é o de evasão escolar, é um problema enfrentado há muito tempo no
Brasil no ensino presencial também.
O Censo mostrou que a evasão aumentou em até
50%.26 de set. de 2022
· Capacitação Docente
Aproveitamento das ferramentas digitais
Possibilidades do EaD
·
Ensino de Qualidade
Treinamento efetivo dos professores que atuam
na EAD, avaliação Contínua dos alunos, aproveitamento das ferramentas digitais,
padronização do ensino em diferentes polos.
·
Reconhecimento
Para oferecer cursos EAD, a universidade
precisa passar por um controle do Ministério da Educação (MEC). Instituição
avalia os professores, a grade de ensino, recursos, infraestrutura física dos
locais de apoio ao aluno e a tecnologia que será usada.
· Acessibilidade
O EAD é mais acessível. Mesmo em
cidades em que as universidades não fizeram investimentos, as pessoas podem se
matricular e conseguir a sonhada graduação (ou outros formatos de cursos).
· Flexibilidade / Comodidade
Os cursos EAD podem ser
estruturados com conteúdo sob demanda, para o aluno estudar quando e onde
quiser.
Isso garante mais flexibilidade
para adaptar o estudo à rotina do estudante — um diferencial que pode fazer
toda a diferença para quem trabalha ou tem filhos, por exemplo.
O ensino a distância, por ser
flexível, permite que os alunos acessem o conteúdo na hora que for possível.
· Inovação
Esse é um modelo que já nasceu
inovador e, justamente por isso, estimula a criatividade, a colaboração e a melhoria
contínua dos estudantes e das instituições.
Metodologias Ativa: estratégias de ensino centradas na
participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem,
de forma flexível, interligada e híbrida, como sala de aula invertida,
gamificação, podcast
EAD modificou a relação do aluno com o ambiente escolar, o professor e o próprio aprendizado. Essa inovação trouxe oportunidades para quem não tinha a chance de frequentar aulas presenciais.
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