Desafios e Possibilidades - Ensino Superior EaD

 


Olá Ciberespaço, 


No dia Nacional da EaD fui convidada pela IES FAMETRO de Manaus para falar sobre Desafios e Possibilidades do ensino Superior EaD, aproveito e compartilho com vocês um pouco do que foi abordado e vale como reflexão. 

O crescimento da tecnologia nos últimos anos, aliado à popularização da internet, contribuiu para o aumento do número de pessoas que escolhem cursos on-line, fazendo a EaD crescer cada vez mais no país.

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, que acometeu o mundo todo em 2020, houve a necessidade de viver em isolamento social, e com isso a modalidade de ensino a distância que já estava em crescimento, acabou vivendo uma aceleração significativa desse processo devido às medidas restritivas adotadas por diversos países para o controle do vírus.

Na época o Google revelou que a busca por instituições de ensino distância teve um aumento cerca de 130%.

Muitos profissionais e empresas tiveram que aprender a lidar com diversas ferramentas do mundo digital para continuar suas atividades e diminuir os impactos negativos da pandemia sobre a sua vida e seus negócios.

Tanto que no Censo da Educação Superior 2022, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC) registrou 3 milhões de ingressante no ano passado estando presente em 3.219 municípios Brasileiro.

O número de ingressos em cursos de graduação a distância tem aumentado significativamente nos últimos anos, tendo ultrapassado a marca histórica de 3 milhões de ingressantes em 2022. 

O Censo da Educação Superior mostra que em 2022 o número de ingressantes no ensino superior na modalidade EAD foi o dobro dos ingressantes na modalidade presencial, e que o número de matriculados em EAD deve superar os presenciais em 2023.

No ano passado registrou-se 2.595 instituições de ensino superior, sendo 2.283 privadas e 312 públicas. Somente na rede privada foram mais de 7,3 milhões de alunos, apresentando uma crescente de 6,6% somente em 2022.

Desafios do EaD

 ·         Internet

A desigualdade social brasileira é um dos grandes desafios da educação a distância no Brasil, muitas pessoas não têm acesso à internet para acessar uma plataforma de ensino e aprender a distância.

Conexão internet problema nacional: meio rural e urbano.

Apenas 44% dos domicílios da zona rural brasileira, segundo pesquisa divulgada em 2019, tinham conexão com a internet.

Na área urbana, o número é mais alto: 70%. Entre classes, a A e B têm, em 97% de suas residências, acesso à internet.

Além da internet, falta computador ou tablet para acessar os conteúdos, dessa forma, o EaD não atende a toda a população devido à falta de recursos da população mais carente.

·         Preconceito

Devido à desinformação e a crença de que a qualidade do ensino à distância é inferior ao processo educativo presencial, esse é um dos desafios do EaD no Brasil que precisa ser superado, uma vez que o MEC já regulamentou a modalidade e garante a mesma qualidade ao diploma EaD.

E o Diploma EaD tem o mesmo peso do Presencial? Essa é a pergunta que mais ouvimos, como se o aprendizado ao longo do curso só fosse importante se não fosse mencionado qual a modalidade que ele foi realizado.

·         Adaptação

Administrar o tempo e engajar-se com as aulas são grandes desafios do ensino a distância no Brasil e no mundo.

Saber administrar seu tempo, ter constância, não procrastinar.  

·         Evasão

Um dos grandes desafios do ensino a distância no Brasil é o de evasão escolar, é um problema enfrentado há muito tempo no Brasil no ensino presencial também.

O Censo mostrou que a evasão aumentou em até 50%.26 de set. de 2022

 ·         Capacitação Docente

Aproveitamento das ferramentas digitais

 Possibilidades do EaD

·         Ensino de Qualidade

Treinamento efetivo dos professores que atuam na EAD, avaliação Contínua dos alunos, aproveitamento das ferramentas digitais, padronização do ensino em diferentes polos.

 

·         Reconhecimento

Para oferecer cursos EAD, a universidade precisa passar por um controle do Ministério da Educação (MEC). Instituição avalia os professores, a grade de ensino, recursos, infraestrutura física dos locais de apoio ao aluno e a tecnologia que será usada.

 ·         Acessibilidade

O EAD é mais acessível. Mesmo em cidades em que as universidades não fizeram investimentos, as pessoas podem se matricular e conseguir a sonhada graduação (ou outros formatos de cursos).

 ·         Flexibilidade / Comodidade

Os cursos EAD podem ser estruturados com conteúdo sob demanda, para o aluno estudar quando e onde quiser.

Isso garante mais flexibilidade para adaptar o estudo à rotina do estudante — um diferencial que pode fazer toda a diferença para quem trabalha ou tem filhos, por exemplo.

O ensino a distância, por ser flexível, permite que os alunos acessem o conteúdo na hora que for possível.

 ·         Inovação

Esse é um modelo que já nasceu inovador e, justamente por isso, estimula a criatividade, a colaboração e a melhoria contínua dos estudantes e das instituições.

Metodologias Ativa:  estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada e híbrida, como sala de aula invertida, gamificação, podcast

 EAD modificou a relação do aluno com o ambiente escolar, o professor e o próprio aprendizado. Essa inovação trouxe oportunidades para quem não tinha a chance de frequentar aulas presenciais.




Comentários