COP-30: Belém-Pará-Brasil

 


Olá Ciberespaço, 

Desde o dia 30/11 acontece em Dubai, nos Emirados Árabes, a 28° Conferencia das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas - COP-28, e finaliza em 12/12 e conta com a participação de milhares de delegações de todo o mundo, incluindo o Brasil.

A COP-28 reúne 197 países e a União Europeia que assinaram a Convenção-quadro das Nações Unidades sobre as Mudanças Climáticas, tratado este que foi uma das três convenções do Rio de Janeiro adotadas na Cúpula da Terra em 1992, que difundiu o conceito de Desenvolvimento Sustentável.

Estimasse que ao final da COP-28 tenham tido cerca de 50 mil participantes, entre representantes de países, observadores, sociedade civil e jornalistas. O Brasil estará presente e terá a maior comitiva já enviada em uma COP, segundo o Ministério das Relações Exteriores, 2,4 mil brasileiros se inscreveram, dentre eles 400 são governadores, com destaque ao governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, haja vista que em 2025 a capital do Estado, Belém, será sede da COP-30.  

Mas se fala tanto em COP e você sabe afinal do que se trata?

A COP é uma Conferencia da ONU sobre mudanças climáticas, realizada desde 1995, com objetivo de  regulamentar e tomar decisões necessárias para implementação da convenção e de instrumentos jurídicos que sejam adotados por ela, além de realizar debates sobre as mudanças climáticas na busca por soluções de problemas ambientais que afetam o planeta.  

Como já dito, o Estado do Pará sediará a COP-30, em novembro de 2025, segundo dados da FGV estima-se um fluxo de 40 mil visitantes durante os principais dias do evento, sendo aproximadamente 7 mil pessoas componentes da chamada "família COP", formada pelas equipes da ONU e delegações de países membro. 

Comentários